Sejam bem Vindos!

glitters

Quem somos

Minha foto
Limoeiro do Norte -, Ceará - Nordeste, Brazil
Esse é um espaço para expor minhas experiências pedagógicas e compartilhar com todos vocês metodologias usadas para o desenvolvimento da leitura, escrita e social dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I e do Atendimento Educacional Especializado.

sábado, 19 de março de 2011

Caça ao quebra cabeça


1. Caça ao Quebra-Cabeça
Meta: Inspirar um aumento do intervalo de atenção compartilhada.
Motivações / Interesses: Figuras, quebra-cabeças e passeios pela a sala.

Preparação: Imprima da internet ou desenhe uma versão grande de um dos personagens favoritos da criança (Barney, um dos Backyardigans, Mickey, etc.). Plastifique com papel contact (para tornar o material mais durável) e corte e pedaços para fazer um quebra-cabeça. Quando você entrar na sala, coloque as peças do quebra-cabeça em alguns pontos da mesma.

Início da Atividade: Quando a criança oferecer a você um “Sinal Verde para Interação”*, apresente a atividade pegando uma ou duas peças da prateleira. Explique animadamente que figura será formada quando vocês pegarem todas as peças. Diga também que a maneira de pegar mais peças é ela procuras com atenção as peças que estão espalhadas pela o chão e paredes da sala. Se a criança não começar imediatamente, procure convidá-la outras vezes quando ela oferecer Sinais Verdes até que ela começe a procurar.

Construção da Interação – Aumentando o Nível de Motivação: Passeie pelo sla com a criança  de formas divertidas. Pegue uma peça por vez e a leve até a mesa para adicioná-la ao quebra-cabeça. Demonstre para a criança como pode ser divertido observar a figura crescer e se tornar o personagem.

Solicitação: O objetivo aqui é prolongar a duração do intervalo de atenção compartilhada da criança, portanto a única coisa a se solicitar é que a criança suba novamente em suas costas para vocês irem pegar uma nova peça. Se a criança entrar em comportamento de isolamento e repetição antes de completar o quebra-cabeça, junte-se à criança fazendo o que ela estiver fazendo. Quando ela oferecer um novo Sinal Verde, convide-a para a atividade do quebra-cabeça novamente.

  Depois de um período de isolamento, a criança demonstrará estar disponível para uma interação social através de um “Sinal Verde”. Há 3 tipos de Sinais Verdes: Contato visual; Comunicação verbal; Contato físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário