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Limoeiro do Norte -, Ceará - Nordeste, Brazil
Esse é um espaço para expor minhas experiências pedagógicas e compartilhar com todos vocês metodologias usadas para o desenvolvimento da leitura, escrita e social dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I e do Atendimento Educacional Especializado.

sábado, 21 de maio de 2011

Capacidade

Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos.

Avaliação do aluno

AVALIAÇÃO COM O ALUNO PARA CONHECER SUA FAMÍLIA

Para que possamos trabalhar com a criança com deficiência, é importante que tenhamos um conhecimento de sua realidade principalmente no espaço familiar da mesma.
Com isso, é necessário que façamos uma visita a família dessa criança, um avaliação para que possamos ter uma analise de como é sua vidade na família e posteriomente saber como é o seu convívio social.

Segue abaixo algumas perguntas que podemos fazer em conversa com a família para uma avaliação.

1 - Como está seu filho em casa?

2 - Quando você sai com ele como é o comportamento?

3 - Onde você costuma ir com ele?

4 - Quanto aos cuidados (banho, alimentação) como funciona?

5 - Ele coopera com ajuda de alguma atividade em casa?

6 -  Como é que está seu filho na escola?

7 - Tem alguma coisa que você não compreende no nosso trabalho?

8 - O que é mais importante nesse momento que seu  filho realize?

Números Libras

Labirinto de sílabas



O labirinto de sílabas é uma atividade bastante legal e divertida. Ela trabalha a dicção das crianças, podendo ser realizada em grupo ou individual.
É comum encontrar em crianças com problema de dicção, dificuldades de pronunciar algumas sílabas como, bra, cra, tre, tro, fro, fra, sa, fi, ji, e outras, principalmente aquelas sílabas que tem a letra R entre uma consoante e uma vogal.

Essa atividade se realiza da seguinte maneira; faz se uma espécie  de caracol no chão dividido em partes, em cada parte escreve uma sílaba dentro, com ajuda de uma dado ou até mesmos fichas numéricas a criança vai jogando e passando por cada parte, pronunciando as sílabas de várias maneiras, lento, normal, rápido, em voz alta e baixa.
É importante que o professor pronuncie a sílaba primeiro para que a crainça perceba o fonema dessa sílaba.